Casei, preciso alterar quais documentos?

Tem que atualizar tudo! Conta em banco, cartão de crédito, CNH, passaporte…

http://vidaloucadecasada.com.br/2013/07/dica-do-dia-trocando-nome-de-solteira.html

Vale ressaltar que no Brasil a fiscalização da documentação não é tão rigorosa, então é interessante dar prioridade para os documentos que estão vencendo primeiro. E, depois, com mais calma, optar pelos documentos que não usamos com muita frequência.

Como atualizar os documentos em São Paulo?

Atualização do RG

Basta entrar no site do Poupa Tempo e agendar o dia e horário que deseja retirar a Segunda Via do documento. Para retirar a Segunda Via com o novo nome basta levar a via antiga (caso tenha), a Certidão de Casamento e uma cópia dela e pagar a taxa do RG que é de quase 38 reais. Você pode pagar a taxa com dinheiro ou cartão de débito no próprio Poupa Tempo.

O RG fica pronto em cerca de 5 dias úteis e caso não queira retirar lá, pode pagar uma taxa de R$9 para que enviem pelo correio.

Atualização do CPF

Esse é um dos mais importantes por que pode dar problema com a Receita Federal se não tiver com os dados corretos. As opções para a atualização são: atualizar em uma agência dos Correio, ir até uma agência do Banco do Brasil ou atualizar pela internet aqui. Vale ressaltar que não existe mais aquela carteirinha azul de CPF.

Atualização da CNH

Você pode atualizar sua carteira do motorista no Poupa Tempo ou no Detran. Porém, você terá que pagar a taxa normal que é a mesma que a gente paga após o vencimento. Neste caso você deve levar ou o RG com o novo nome ou a Certidão de Casamento e uma cópia do documento. Esse é o documento que podemos optar por trocar próximo ao vencimento.

Atualização do Título de Eleitor

Para atualizar o título de eleitor ou vai no cartório eleitoral próximo da sua casa, no qual é preciso agendar ou pelo próprio Poupa Tempo sem agendamento. Basta somente um documento com foto e um comprovante de residência para pegar o novo título. Não é preciso pagar por ele. Agende aqui e aproveite para tirar a Biometria.

Atualização do Passaporte

O mais importante para nós viajantes, a atualização do Passaporte depende de outros documentos. Então, caso tenha o RG já atualizado basta agendar na Polícia Federal para obter o novo. A taxa que será paga é a mesma.

Como o Passaporte dura 10 anos e se o seu é novo e ainda tem tempo para vencer, vale a pena viajar com a Certidão de Casamento também para caso haja algum problema.

Pode ser interessante também não alterar o último nome de solteira que constará em todos os documentos independente da alteração do nome do meio.

Atualização do Visto Americano

Se o passaporte já está com o nome alterado, não é necessário alterar o visto até a renovação. É necessário ir viajar com os dois passaportes (nome antigo e novo) e a certidão de casamento para caso haja algum problema durante a viagem.

Atualização da Carteira de Trabalho

A Segunda Via da Carteira de Trabalho também pode ser feita no Poupa Tempo. Diferente do RG, a foto tem que ser providenciada por você por que eles não tiram lá dentro do Poupa Tempo. Caso a sua carteira ainda tenha bastante espaço, no Poupa Tempo a pessoa responsável pelo setor irá apenas acrescentar o novo nome na carteira que já existe e carimbar. Depois de agendar o procedimento dura no máximo 10 minutos.

Atualização do PIS

O PIS deve ser atualizado na agência da Caixa Econômica Federal e é lá que deve-se verificar quais documentos são necessários para a atualização. Eles não costumam enviar pelo Correio (apesar de falar que enviam), mas é possível pegar o número, caso necessite, pela internet.

Atualização dos Cartões de Créditos

Cartões como Nubank e Digio você poderá alterar pelo chat no aplicativo. Outros bancos, é ideal fazer a alteração diretamente com o gerente do banco. Vale ressaltar que é necessário já ter alterado o CPF e RG para fazer essas alterações.

Atualização de Contas Bancárias

Neste caso a única alternativa é ir até o banco que tem conta e solicitar a alteração com o gerente da conta.

Conclusão

A burocracia é chata, exige dias de semana e tempo. Mas, o ideal é atualizar aos poucos. Opte pelos documentos que mais usa e assim por diante… Boa sorte!

Fonte: https://www.viagenserotas.com.br/2017/10/como-alterar-os-documentos-depois-de-casar/


O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

No Comments

Post a Comment